terça-feira, 26 de abril de 2011

China instalará 18GW de eólicas em 2011, diz associação

Crédito: ArquivoA China, que é o país com a maior capacidade eólica instalada no mundo, deve incrementar seu parque instalado com 18GW eólicos em 2011. A estimativa é do vice secretário-geral da Associação Chinesa da Indústria de Energia Renovável, Ma Lingjuan.
Com isso, a expectativa é que, até o final deste ano, o país asiático alcance 58GW de usinas eólicas em operação. O plano da China é instalar de 150GW a 230GW de plantas eólicas no decorrer dos próximos 10 anos. O objetivo é que a energia eólica seja responsável por 15% da produção de energia chinesa.
Apesar da forte expansão, o número cogitado pelo executivo da associação é bastante inferior ao montante total instalado na China em 2010. No ano passado, os chineses agregaram 25GW eólicos à matriz elétrica.
Segundo Lingjuan, o custo de implantação das fazendas eólicas tem caído consideravelmente. A média do custo do MW instalado no país é de US$764 mil por unidade. Contudo, o executivo garante que algumas usinas já estão sendo viabilizadas ao preço de US$611 mil por MW instalado.

Cientistas desenham turbina eólica de 20MW de potência

Trabalho de laboratório dinamarquês é fruto de cinco anos de pesquisas
Por Milton Leal
A questão que os pesquisadores pretendiam responder era se seria possível construir uma turbina de 20MW com a tecnologia e os componentes já existentes no mercado. Como uma turbina possui de 16 a 20 mil componentes, os cientistas focaram o trabalho somente nas principais partes da máquina e chegaram a conclusão que é possível, sim, construir esse equipamento.
"A conclusão geral a que chegamos é que para construirmos uma turbina de 20MW, incrementaríamos o custo do equipamento em 20% com as atuais tecnologias. Eu acho que isso está longe de nos desencorajar", afirma Peter Hjuler Jensen, responsável pelo projeto.