quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Sistema de Transposição de Peixes da UHE Santo Antônio está em fase de acabamento


Previsto para começar a funcionar na segunda quinzena de novembro, o STP permitirá a migração dos peixes rio acima, através da barragem, no período da piracema, garantindo a reprodução das espécies quando a usina hidrelétrica estiver em operação
Sistema de Trasposição Itaipu.
O Sistema de Transposição de Peixes (STP) da Usina Hidrelétrica Santo Antônio já está em fase de acabamento. No momento, estão sendo distribuídos os gabiões, que são um tipo de gaiola de arame preenchida com pedras, colocadas de forma intercalada dentro do canal, servindo como defletores que regulam a velocidade da água tornando-a ideal para a passagem dos peixes.
Previsto para começar a funcionar na segunda quinzena de novembro, o STP fica na margem direita do empreendimento, na região onde estava localizada a Ilha do Presídio. Com cerca de 900 metros de extensão e dez metros de largura em seu canal principal, o STP permitirá a migração dos peixes rio acima, através da barragem, no período da piracema, garantindo a reprodução das espécies quando a usina hidrelétrica estiver em operação. A construção do STP foi uma das condicionantes ambientais da Licença de Instalação e também para a Licença de Operação da usina expedida em setembro.
Para garantir o sucesso do funcionamento do Sistema de Transposição de Peixes, a Santo Antônio Energia construiu um canal experimental na Cachoeira de Teotônio. Durante dois anos, estudos sobre o comportamento das espécies migratórias de peixes na época da piracema foram realizados neste canal experimental. Projetado em escala real, este canal se constituiu no único no mundo construído no mesmo rio onde está sendo implantado o STP definitivo.
Santo Antônio Energia
É a concessionária responsável pela construção e futura operação da usina hidrelétrica Santo Antônio, localizada no rio Madeira, em Porto Velho (RO), e pela comercialização da energia a ser gerada. A usina tem potência instalada de 3.150,4 megawatts e capacidade para abastecer 11 milhões de residências, ou aproximadamente 40 milhões de pessoas. O empreendimento tem investimento de R$ 15,1 bilhões e é referência em construção de hidrelétricas sustentáveis, pois utiliza tecnologia de ponta para melhor eficiência energética com menor impacto ambiental. Os acionistas da Santo Antônio Energia são as empresas Eletrobras Furnas, Odebrecht, Andrade Gutierrez, Cemig e o Fundo de Investimentos e Participações Amazônia Energia (FIP). A usina hidrelétrica Santo Antônio é uma das principais obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário